Saúde

A saúde é silenciosa, geralmente não a percebemos em sua plenitude; na maior parte das vezes apenas a identificamos quando adoecemos. É uma experiência de vida, vivenciada no âmago do corpo individual. Ouvir o próprio corpo é uma boa estratégia para assegurar a saúde com qualidade, pois não existe um limite preciso entre a saúde e a doença, mas uma relação de reciprocidade entre ambas; entre a normalidade e a patologia, na qual os mesmos fatores que permitem ao homem viver (alimento, água, ar, clima, habitação, trabalho, tecnologia, relações familiares e sociais) podem causar doenças. Essa relação é demarcada pela forma de vida dos seres humanos, pelos determinantes biológicos, psicológicos e sociais. Tal constatação nos remete à reflexão de que o processo saúde-doença- adoecimento ocorre de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade (BERLINGUER apud BRÊTAS e GAMBA, 2006). Canguilhem (apud BRÊTAS e GAMBA, 2006) considera que, para a saúde, é necessário partir da dimensão do ser, pois é nele que ocorrem as definições do normal ou patológico. O considerado normal em um indivíduo pode não ser em outro; não há rigidez no processo. Dessa maneira, podemos deduzir que o ser humano precisa conhecer-se, necessita saber avaliar as transformações sofridas por seu corpo e identificar os sinais expressos por ele. Esse processo é viável apenas na perspectiva relacional, pois o normal e o patológico só podem ser apreciados em uma relação. Nessa dimensão, a saúde torna-se a capacidade que o ser humano tem de gastar, consumir a própria vida. Entretanto, é importante destacar que a vida não admite a reversibilidade, ela aceita apenas reparações. Cada vez que o indivíduo fica doente, está reduzindo o poder que tem de enfrentar outros agravos; ele gasta seu seguro biológico, sem o qual não estaria vivo (BRÊTAS e GAMBA, 2006). UNASUS- UNIFESP- Processo saúde doença, unid. 6.

Baseado nesta análise o Instituto Saúde & Vida, busca aprimorar, aperfeiçoar, capacitar, formar e desenvolver pessoas e ou profissionais para o entendimento do processo e o trabalho de produção e reparação da saúde, retardando o processo de desenvolvimento de doenças, em si e no outro.

Para isso oferece dentro da modalidade de cursos livres várias oportunidades em prol do conhecimento técnico científico na área da saúde e das terapias integrativas, onde será aqui citado alguns como:

Cuidadores

cuidadores
( idosos, crianças, adolescentes, portadores necessidades especiais físicas e ou mentais).

Primeiro Socorros

primerio-socorros
( profissional e domésticos)

Saúde de Mulher

mulher

Obesidade

obesity

Comunicação e Acolhimento

acolhimento

Saúde e Defesa do Trabalhador

defesa-trabalhador

Humanização em Saúde

humanização

Hipertensão / Diabetes

diabete

Classificação de risco/Urgências e Emergências

emergencia

Faça já sua matrícula !!!!


Descontos especiais para profissionais da saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Telefone:

11 4551-1270
11 94192-0846

Endereço:

Rua Ernesto Lemos Leite, 251
Jd. Monte Serrat, Cotia / SP
(Próximo ao Terminal e Cartório)

Facebook:

Instituto Saúde e Vida


Cursos de interesse encaminhar para: institutosaudeevida@gmail.com